Herpes Zoster

Herpes Zoster

Indicação

O Herpes Zoster é uma doença que ocorre em pessoas que já tiveram catapora. Isso ocorre, pois, ambas as doenças são causadas pelo mesmo vírus (Varicela Zoster).
Em alguns casos, a doença pode complicar com herpes ocular (acometimento dos olhos) e neuralgia pós-herpética (com alta sintomatologia dolorosa).
A vacina é recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) em dose única, para todas as pessoas a partir dos 60 anos de idade. É licenciada a partir dos 50 anos, não podendo ser utilizada abaixo dessa idade.
Após a manifestação da doença a vacina é útil se aplicada após um ano.

Esquema de Aplicação

A vacina está licenciada para uso a partir de 50 anos e recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) para todas as pessoas maiores de 60 anos.
Dose única a partir de 50 anos de idade.

Contraindicações

Pessoas que apresentem imunodepressão secundária a medicamentos ou doenças;
História de alergia grave a algum dos componentes da vacina;
Gestantes;
Indivíduos com tuberculose ativa não tratada.

Efeitos Adversos

A vacina é segura e, assim como qualquer vacina, pode apresentar eventos adversos, os quais são geralmente leves e transitórios.
Como efeitos muito comuns podem-se observar reações no local da aplicação como vermelhidão, dor, inchaço e coceira; e como comuns, dor de cabeça, dor no braço ou na perna, dor muscular, febre e dor nas articulações.
Reações alérgicas mais importantes foram raramente observadas.