Rotavirus Pentavalente

Rotavirus Pentavalente

Indicação

O Rotavírus é um vírus responsável por casos de gastroenterite grave em todo o mundo, sobretudo em menores de 5 anos. Nas clínicas privadas de vacinação, está disponível a vacina pentavalente, composta por cinco tipos de rotavírus vivos “enfraquecidos”, denominados sorotipos G1, G2, G3, G4 e G9. É recomendada para crianças a partir das 6 semanas de vida até 8 meses.

Esquema de Aplicação

A primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose até os 7 meses e 29 dias;
Para crianças a partir de 6 semanas de idade: 3 doses, com intervalo mínimo de quatro semanas;
Esquema padrão recomendado pela Sociedade Brasileira de Imunizações: 2, 4 e 6 meses de idade.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para crianças fora da faixa etária citada acima; com deficiências imunológicas por doença ou uso de medicamentos que causam imunossupressão; história de alergia grave relacionada a algum dos componentes da vacina ou após dose anterior da mesma; história de doença do aparelho gastrintestinal ou história prévia de invaginação intestinal.

Efeitos Adversos

A vacina é segura e apresenta boa eficácia. Assim como qualquer vacina, pode apresentar eventos adversos. Sintomas de gastrenterite podem ocorrer em menos de 10% dos vacinados. Além disso pode ocorrer irritabilidade, perda de apetite e fadiga.