Varicela

Varicela

Indicação

A vacina atua contra a Varicela, também conhecida como catapora, que é uma doença infecciosa aguda, altamente contagiosa, usualmente benigna e que acomete principalmente crianças não vacinadas. É causada por um herpes vírus denominado Varicela Zoster. Trata-se de vacina que apresenta vírus vivos “enfraquecidos” da varicela e é recomendada de rotina para crianças a partir de 12 meses. Excepcionalmente, em situações de surto, por exemplo, pode ser administrada também em crianças a partir de 9 meses, mediante prescrição médica. Todas as crianças, adolescentes e adultos que não tiveram catapora devem ser vacinados.

Esquema de Aplicação

Para maiores de 12 meses até 13 anos de idade: duas doses com intervalo de 90 dias;
Após 13 anos de idade: duas doses com intervalo mínimo de 30 dias.

Contraindicações

Pessoas que apresentam história de alergia grave a qualquer dos componentes da vacina ou após dose anterior da mesma; gestantes e pessoas que apresentem deficiência do sistema imunológico, seja por doença ou por medicamento.

Efeitos Adversos

Assim como qualquer vacina, pode apresentar eventos adversos, os quais são geralmente leves e transitórios. Como efeitos muito comuns, podem-se observar reações no local da aplicação como vermelhidão e dor. Entre os comuns, observam-se inchaço local e febre, os quais são mais frequentes entre adolescentes e adultos. Pode ocorrer uma maior incidência de dor, vermelhidão e inchaço após a segunda dose da vacina quando comparada à primeira dose. Cerca de 3% dos vacinados podem apresentar algumas vesículas, principalmente próximas ao local de aplicação. Reações alérgicas mais importantes foram raramente observadas.